quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS


A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Escolhidas dentro de um tema, de acordo com a faixa etária e o interesse do grupo, as histórias se destacam pelo seu aspecto lúdico – a essência do trabalho. A diversão é uma característica forte, permeia todas as ações. Divertindo, a contação de histórias desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores.

A maneira de contar uma história varia de acordo com o perfil de quem a escuta. O grupo se adequa aos espectadores, variando a forma das apresentações. Não há predeterminação de público, mas é necessário que as idades sejam próximas. Crianças, jovens, adultos e 3ª idade podem formar grupos, desde que homogêneos. Cada sessão de contação de história não deve ultrapassar 45 minutos.

O aspecto lúdico das sessões  é direcionado para despertar o contador de histórias amante do livro, esse gigante adormecido no coração de cada avô, pai, tio, professor, ser humano que existe em cada um.


Na foto acima, Arlene Costa, contadora de história do Projeto Samba Menino, conta a história do "Samba Menino", com direito a carcterização para a criançada, no Espaço Samba Menino.

 



Fonte: Conto Contigo :: Contação de Histórias

Foto: Leninha Moreira

2 comentários:

  1. MUITO BOM ESSE PROJETO ALÉM DE EDUCATIVO É TAMBÉM MUITO DIVERTIDO....VIVA SAMBA MENINO !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir