segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Release


No ano de 2004, Raphael Moreira visitou a Exposição Heranças do Samba no Rio de Janeiro. Cursando ainda a faculdade de publicidade na época, montou uma apresentação para a disciplina Formação da Cultura Brasileira ministrada pelo Professor, Mestre e Doutor Ivan Proença. A apresentação ganhou nome, corpo e atualizações. “Um Resumo do Samba – uma viagem pela sua história” foi apresentado no auditório da FACHA mais de uma vez e  também no Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes, na então recém-criada Semana de Arte e Cultura.

Há pouco menos de um mês, Raphael foi convidado pela professora da creche de seu filho Matheus, a apresentar-se no local com uma atividade interessante: cantar e tocar algum instrumento para a turma. A idéia amadureceu e o que seria uma simples apresentação se transformou no Projeto Samba Menino – a história do samba contada para a criançada.

É mais do que notório que a didática infantil dos dias de hoje está cada vez mais criativa. A tecnologia e a descoberta de informações sobre o funcionamento do cérebro humano relacionados a aprendizagem estão avançadas. As ferramentas utilizadas são variadas e encantadoras. O resultado é sempre surpreendente. São DVD’s educativos, games eletrônicos, programas de computador e atividades diversas.

Pegando carona nisso, o “Samba Menino” consiste em contar a história do samba falando sobre sua origem, evolução e chegada ao Brasil. Nele, o Samba vira um menino, personagem interessante e que pretende cativar as crianças.

A intenção é fazer da apresentação uma atividade lúdica, para assim despertar nas crianças o natural interesse pelo assunto. A apresentação conta com ilustrações e um repertório de sambas, que podem ser considerados infantis e que completam o projeto.

E como serão?

Numa sala de aula ou num auditório, mostraremos cartazes com ilustrações para uma roda de crianças. As ilustrações podem também ser projetadas em Datashow. A duração é de 40 min.

E onde serão?
Creches, escolas, espaços culturais em geral.



Um comentário: